segunda-feira, 21 de julho de 2014

Decepção com as comunidades mugen

Estive pensando que apesar dos meus esforços, talvez os meus projetos não sejam tão bons assim,, com exceção do meu superman reeve, onde coloquei quase 100% de minhas habilidades artísticas, por isso tomei uma decisão, não vou lançar todos os meus personagens, desde de o início me comprometi em liberar Dark Wolverine e Jaspion, então eu faço questão de liberar, pelo o menos a versão beta ou 1.0,  e tem algumas pessoas que estão gostando do projeto, mais oque é uma pessoa ou duas, quando em cada comunidade existem centenas de membros ativos?!

Além disso as comunidades mugen estão enfraquecendo, a grande scruffy dragon (MarvelvsDC) adormeceu,, talvez para sempre, a grande IMT ta paradona, aquilo já foi muito mais animado, as pessoas estão envelhecendo e deixando o hobby de lado, esse dia chega pra todo mundo.

Eu não estou ofendido, é que não faz sentido trabalhar arduamente em algo, sem existir o apoio de quase ninguém, para em seguida receber um tonelada de críticas e pessoas ingratas colocando defeito em suas coisas.

Estou trazendo novidades, personagens que não existem no mugen ainda, com movimentos originais e muitos sprites personalizados que podem se tornar muito melhores com futuros aprimoramentos nos sprites e códigos, quando vejo se repetir centenas de ryus, ioris, Wolverine isso, cyclops aquilo, depois vem char estilo isso, estilo aquilo e um monte de gente seguindo, aguardando e colaborando, eu fico muito desapontado, na maioria  das vezes os personagens novos sofrem apenas uma troca de cabeças, do que adianta um espetáculo sem plateia?! faz um tempo que estou pensando em parar com o mugen, definivamente, as pessoas não se entusiasmam tão facilmente com as coisas.

Isso pode ser considerado um pré-aviso de aposentadoria, Jaspion e Dark Wolverine em suas primeiras versões serão públicos, mas o restante dos meus personagens ficaram no roster, quando eles forem feitos futuramente no template do jogo, ficarão enraizados no screenpack, não vão funcionar corretamente em outras listas, o estilo não será cvs nem mvc, será feito de uma maneira nova, da
qual não garanto ser melhor ou pior do que as existentes, se bem que tenho observado muitos jogos estou triturando e extraindo o mais prático.

Vou trabalhar no projeto com a intenção de terminar, mas só porque eu quero isso, uma lembrança dos personagens da minha infância, todo juntos em uma missão, eu não estou sendo egoísta nem fazendo chantagem, apenas estou me livrando de carga desnecessária, chars só para o projeto, significa menos trabalho, já que eu fui fan de mugen por tantos anos quero deixar esse pequeno legado.

5 comentários:

  1. Poxa.. rapaz... as vezes eu penso tbm se realmente compensa investir esforços no mugen.... mas a fanzice fala mais alto as vezes.. e de fato é como vc falou... um hobby.

    Embora eu não tenha feito nem um centésimo do q vc está fazendo...

    Desejo boa sorte em seus projetos, gostaria de ver esses personagens que vc está desenvolvendo mesmo num projeto fechado... E pelo o q vi estão ficando bacanas..

    Não sei se um dia vou expor algo do mugen que eu esteja trabalhando.. mas pago pau para o pessoal q faz as animações de sprite.. espero um dia fazer as minhas originais...

    ResponderExcluir
  2. É como você disse, a "fanzisse" meu projeto esta praticamente sendo ignorado pelas comunidades, tem algumas pessoas que gostam e ajudariam se pudessem, Também tem loganir que me da suporte as vezes com código, mas ele deve ser muito ocupado, além de ter suas próprias obras que de longe, devem ser as melhores do mugen Dan MT que praticamente desde a fundação do Blog esta cuidando do Layout, eu sou muito grato a eles.

    Eu refleti e percebi que o projeto esta fracassado se usar as comunidades mugen como público alvo, de repente fará mais sucesso com quem sequer sabe oque é mugen, porque vai ver lá o Superman, Jaspion, Heman entre outros personagens clássicos que fizeram parte de sua infância

    Eu pretendia fazer uma versão pública de cada um, mas a troco de que? as pessoas preferem um personagem editado pela centésima vez do que um novo que ainda não existe, também tem o fato de eu não ter tanta notoriedade de caras como o ilusionista ou zvitor, ano passado eu vi o projeto do super tokusato onore do Humberto, o cara já vem a sete anos com o jogo dele, eu mesmo ofereci meu jaspio pra completar o projeto do cara, porque tem muito esforço alí, isso da um animo extra.

    Então eu decidi trabalhar no jogo fechado e compartilhar quando estiver pronta uma demo, daí posso divulgar em tudo quanto é lugar que fale de jogos.

    Quanto a você, edição de sprites no básico é só juntar partes de um boneco com outro e ver as animações que dão certo que você quer fazer, parece muito difícil, mas na verdade é só muito trabalhoso, mas da pra aprender, até +.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com tudo oque escreveu em seu post, infelizmente oque agente vê hoje em dia em mugen é que a cada dia mais os grandes criadores vão deixando o hobby de lado e seguindo com suas vidas e que grande parte das pessoas não estimulam os novatos, eu comecei em mugen a pouco tempo, na verdade em spriting eu não sou muito bom, apenas editei algumas coisas, mais consegui sprites de uma personagem da dc e editei, tive que criar muitos códigos e ataques pra elas e a lancei recentemente, no total eu recebi de 15 a 20 posts se somar os dois foruns onde eu postei ela, é oque eu aprendi com isso é que algumas pessoas não estimulam, nem postam palavras boas para os criadores, simplesmente querem baixar quando o personagem estiver pronto, a minha personagem ja foi baixada mais de 1.000 vezes e foram poucos comentários, eu também não intendo como milhares de versões de batman, wolverine, spiderman e etc conseguem tanto apoio, vai ver as pessoas simplesmente não estejam prontos pra algo novo.

    Você escolheu um personagem de certa maneira desconhecido do grande publico em geral, digo do draken, então não espere muito apoio inicialmente, eu intendo esse seu sentimento de não querer lança-lós e também em relação a pessoas amargas que simplesmente vem criticar e apontar defeitos de forma ofensiva ao seu trabalho feito, mais nesse caso você precisa parar e ver o quanto de pessoas vão jogar com seus personagens e se divertir, pelo menos é assim que eu tento pensar.

    Seus personagens são muito bons, movimentos originais hoje em dia são raros e eles parecem ter um estilo único e que vai deixa-lós em um patamar maior que a maioria dos outros chars, então não pare e não desista, eu li em um de seus posts antigos sobre um char que você tinha como wip ou lançado, não lembro bem e que por conta das criticas você o cancelou, eu sugiro você lançar e mostrar as pessoas quando você, unica e exclusivamente você achar que esta legal e aí ouvir as pessoas legais que vão te dar uma opinião e te guiar a melhora-ló e não pessoas escrotas que so querem te colocar pra baixo e te fazer desestimular, como o tal de Dev que eu ja vi ter milhares de atitudes como essa de quem é de fora do meio de amiguinhos dele.

    Enfim, continue seu trabalho e faça primeiramente oque você gosta, com o tempo você vai ter o apoio necessário de pessoas que realmente admiram seu trabalho, como eu.

    ResponderExcluir
  4. É muito importante quando alguém que tenha mais conhecimento que você, te aponte o caminho, como quando eu fui criar meu superman, antes de eu levar a coisa adiante, pedi umas dicas a Loganir, só com algumas dicas o char teve uma melhora de 50%, os sprites ficaram muito mais bonitos, até tentei dar umas dicas pra um cara melhorar seus wips outro dia, mas ele ficou furioso, pediu por Pm pra eu não comentar mais as coisas dele, a cada atualização do daken, eu recebo uns seis comentários juntando as comunidades nuna só, outro vi o zvitor ameaçar fazer um novo samurai de prata, foi umas três páginas de comentários kkk... sei que o cara é foda mas enfim... bom eu não sei qual foi seu char, fala aí depois

    Sobre lançar, eu gostaria de lançar cada um deles, porque um dia eu não nem olhar pras comunidades de mugen mais, então não faz sentido eu guardar só pra mim os personagens, não teria graça, a questão é que eu não muita gente empolgada pra ter um um dos meus personagens, decidi manter o foco no full game, aí depois é que eu ver como lançar cada um deles, no ful game les vão ter um estilo diferente, menos botões de golpes, aquela coisa bem injustice GA, intro rapida e etc.. alguns recursos que estou planejando entre outras coisas, eu to to vendo até se uso outra engine, eu já estou vendo outra aí que tem até forum em portugues pra ajudar, mas não se preocupe, essa versão de Dark wolverine, esta sendo feita pra mugen e jaspion também.

    E como eu comentei acima, pode ser que meu projeto não faça muito sucesso com a comunidade mugen, mas pode ser apreciado fora dela,

    O char que eu recebi critica, na verdade não era um char, era um edit, o cara que criticou tinha razaão sobre a qualidade dele, o problema foi a a maneira que ele comentou, ver outro concordando com ele por pura bajulação foi um experiência ruim, eu fiz outro edits um tempo atrás, um deles ta até na wik da guild, sasquatch e rikuo, na ultima atualização de rikuo eu até criei um modo monstro do lago pra ele, mas parece que não teve muito sucesso também, mas eu gostei kkk.. valeu pelas palavras cara :)

    ResponderExcluir
  5. Reforçando o Rikuo, quando eu lancei o um beta do edit só pra avaliar a reação das pessoas, ele tinha um monte de golpes novos, com a ajuda de loganir consegui habilitar o modo monstro, é na verdade um nível três, ainda pretendo por mais coisas nele, mas agora ando meio desanimado, deve ser fase, a reação do público foi praticamente muda, a gente fica sem saber oque pensar, se a coisa ta muito ruim, boa... acho que a questão é que esta diferente, o conceito criado pela capcom já era, pode ter sido esse o problema

    Eu só recebi algum comentário sobre ele na crusadercast, mas um dos comentários realmente me deixou contente, um deles disse que seu filho não conseguia para de brincar com rikuo, ele achou muito bacana o peixe, quem melhor do que uma criança pra testar algo feito pra diversão, livre de preconceitos, excesso de perfeição e etc... Então passei a avaliar melhor essa questão do publico que meu projeto poderia ser melhor apreciado enfim..;)

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Importante decisão oficializada

Texto reeditado. Eu escrevi demais anteriormente. Bem. Eu cheguei a conclusão, que Dark Wolverine será o último personagem público. Eu não...

Mais visitados