domingo, 10 de janeiro de 2016

Sobre comissões

Eu estive em um debate não intencional sobre comissões, o problema é que o forum não é brasileiro, tenho certa dificuldade em me expressar em outro idioma, nem sempre as pessoas entendem isso.

Algumas pessoas no mugen, se tornaram tão habilidosas e requisitadas, que resolveram lucrar com suas habilidades, coisa que poucas pessoas dentro de comunidades tem, alguns são praticamente lendas dentro dessas comunidades por seus feitos, eu tenho um grande respeito por todos eles, desde codificadores, spriters, stage makers e etc....

Ano passado eu fiz um artigo chamado "Mugen e dinheiro" quero enfatizar boa parte do que disse lá, mas só que com menos texto.

Pra começar eu tenho um projeto ambicioso, praticamente impossível de acontecer, estou nele pra valer a uns dois anos, eu poderia dizer que esta quase na metade, estou mais rápido agora e habilidoso, estou usando a velha engine FM na fase de sprite, mas mais tarde já que essa engine provavelmente não terá atualização, quero a versão final do meu projeto,e uma engine mais moderna, já estudei algumas, mas se não der certo, vai ser mugen 1.1 ou superior "Se existir".

O fato e que eu preciso de falas originais para alguns personagens, bons efeitos especiais e sprites, muitos sprites, já pedi varias vezes colaboração, tive poucas mas boas colaborações no decorrer do projeto tem uma seção sobre isso aqui, ultima foi de Adriano, depois vou creditá-lo devidamente, ele extraiu e tratou os sons do jaspion , removendo sons desnecessários, eu já tinha feito essa extração e deu muito trabalho mas com sons no fundo que atrapalhavam, se ele tivesse aparecido antes eu ganharia um monte de tempo e pouparia muita energia, portanto pessoal, se vocês tem a intenção de ajudar, ajudem logo, tenham fé no projeto, isso ajuda a economizar energia.

Em suma, eu nunca pagaria por ajuda, eu to fazendo um jogo de graça para o publico, não vou lucrar com isso, então se eu pagasse pelo que eu preciso pra esse projeto, não seria muito inteligente, por outro lado se fosse um jogo do qual eu ganhasse dinheiro, na certa seria um equipe trabalhando, cuidando dos mínimos detalhes, mas aqui é mugen, você faz oque pode, as pessoas que gostam e querem ver acontecer, colaboram pra dar certo.

É esse tipo de coisa que mantém o mugen vivo, comissão ajuda o mugen a morrer, porque leva ele pra outro patamar, do qual ele não vai sobreviver

Deixo claro que não estou entrando em guerra com quem faz comissão, contrata quem quiser, é seu dinheiro e você sabe oque fazer com ele, mas pra mim mugen é um hobby, as pessoas entram e expressam sua criatividade, se divertem com as criações e etc... Não é um lugar pra você explorar financeiramente, é apenas minha opinião, essa engine fascina mais, se for gratuita, empreste suas habilidades pela magia e nostalgia ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Jaspion Release

Parte 1 - Confirmação Parte 2 - Preview Parte 3 - Lançamento (Final do evento) O evento do Jaspion chegou ao fim. E como prometido, pela...