sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Pré lançamento do tutorial básico para criação de sprites

Eu reservei um tempo hoje pra formular o tutorial. Não pensem que depois dele vocês vão se transformar em um exercito de clones do zvitor, não é bem assim. Apenas vou abrir a mente de vocês.

Fiz esse post, para o  seguinte não ficar muito sobrecarregado de informações. Vamos lá.

Acredito que seja mais ou menos assim que todos fazem, mas cada um vai descobrir sua maneira e o editor de imagens de sua preferência, portanto, não vou ensinar com o photoshop, que pode ser complexo para um leigo e é o único editor de imagem que uso.


1 - Edição de paletas

Nessa parte você vai mudar as cores do sprite ou  sprites, para corresponder com o personagem que você esta criando.


2 - Edição do Sprite

Aqui você fará modificações no sprite, para que fique o mais próximo possível do outro personagem que você esta criando e possivelmente camuflar o sprite, pra não passar a impressão de clone.

3 - Itens

Eu resolvi nomear essa parte de "Itens". Que são os acessórios do personagem, suas coisas. As vezes ele pode carregar uma espada, uma arma de fogo na cintura, até mesmo um cabeleira bem estilosa.

4 - As fases seguintes são referentes a animações. Antes de ir pra essa parte, aprenda a editar sprites primeiro, sem compromisso, você vai sentir quando chegar a hora de começar seu personagem.


5 - Dicas

Quando começar um personagem, escolha um que você e tenha afinidade, que você realmente goste, do contrário existe um grande risco de perder a motivação para suas criações.

Nunca se comprometa, não prometa datas, não se importe com os pedidos dos seus seguidores, faça oque você tem vontade de fazer, não esta sendo pago pra isso, não há necessidade de permitir que pressionem você.

Peça ajuda quando sentir dificuldades. Não diretamente a uma pessoa, mas nos fóruns mugen, se você pedir ajuda com educação, alguém vai ajudar você a desenvolver as coisas em que você tem dificuldade.


6 - Oque não deve fazer quando criar algo

Nunca faça seu trabalho em cima do trabalho de outro criador, você pode se submeter a constrangimento e rejeição de outros criadores. Geralmente os fóruns que apoiam essa prática, são de criadores fracassados e incapazes de usar criatividade e criar suas próprias coisas. Sites como mugen guild, podem até fazer isso, mas geralmente criam versões melhoradas que ajudam o próprio criador original a melhorar sua criação e quase sempre creditam, faz parte do código deles, mas pelo menos ajudam o mugen crescer. Mas ainda assim sou a favor da permissão, mas infelizmente não há mais controle sobre isso, melhor dançar conforme a música.

Por causa desse ranger verde incompleto abaixo, Loganir se aposentou. Ele ficou tão indignado com o queixão do ladrão e a indiferença dos administradores do forum que todo mundo deve saber qual é, que simplesmente sumiu e apenas deixou mensagens  que levaram a crer que não voltaria mais. Eu fiquei revoltado também, o cara tava empolgado, e criando as versõess 2.0 de thor e mulher maravilha. De quebra verz resolveu não liberar mais personagens por causa do ocorrido, quem perdeu foram nós.


Não faça palletwasp - Isso dificilmente da certo, em situações como, superman modo bizarro, da certo, mas nunca faça isso em cima de outro personagem pra se passar por um que não existe. É uma grande decepção, jogar com um personagem imaginando que ele é outro, baixo alguns exemplos que só trazem problemas, inclusive a aposentadoria de alguns criadores.

Dessa vez a vitima foi logansan. Alguém resolveu fingir que o capitão atomo, era o homem de kryptonita, depois de ocorrido, ele abandonou o fórum, pelo o menos não deixou o mugen de vez.



Então é isso, até a próxima!!








4 comentários:

  1. Concordo, o tanto de personagens palletwasp que saem por ai não é brincadeira, e esse cara que fez o Ranger Verde saiu do Mugen faz tempo.

    Para min umas das coisas mais importantes de um char é ele ser fluido, eu não quero dar uma de reclamão até porque quem trabalha para Mugen não recebe nada mas no Mugen sai vários personagens travados e eu ignoro eles, não sei parece que os criadores não testam o char ou desistem no meio do caminho, o seus personagens de Mugen estão bem fluidos ao meu ver e esse é um excelente feito frutos da sua determinação para fazer o seu Mugen.

    E meu rain esta indo aos poucos https://www.youtube.com/watch?v=6W66lT3lqQc

    ResponderExcluir
  2. Esse problema com palletwasp, tem dado problema principalmente com personagem de quadrinho, eu mesmo cancelei os lançamentos públicos da maioria do meu projeto por isso.

    Ele não saiu do mugen, vc ainda encontra ele na mugen free for all, depois de ser banido da guild e por seus amigos da MMV e não ser bem vindo em lugar nenhum ta se comportando melhor. Também pode estar em toda parte com perfil fake.

    Os chars devem ser pelo o menos medianos, ter a quantidade de frames necessários em seus movimentos, codificação sem bugs e um spritework decente. Eu não exijo que o personagem tenha qualidade balthazar, mas não pode ser feio demais e tem que parecer com o personagem também, do contrário eu ignoro.Porque sei que aquele é o limite do autor e ele provavelmente não quer melhorar.

    Parece que você esta indo bem com seu char, boa sorte com ele.

    ResponderExcluir
  3. Odin aqui. Considero válido criar um char em cima de outro, se for opensource. Na MMV, tem um cara chamado sksato. Ele tem potencial pra fazer sprites, mas não ajudam ele. Dei uma força, e criamos a Batwoman. Ainda precisa de ajustes, mas vou fazer um novo update nela.

    Tem muita palletswap na MMV mesmo. Acabei usando algumas pra fazer edits. Mas sempre digo que são addons, e não chars novos. E dou os creditos tb. Sei do problema que teve com os makers, por isso tô editando uma Mulher Maravilha estilo KOF. Não vou mexer com trabalho dele.

    Essa é minha opinião sobre o assunto. Flws.

    ResponderExcluir
  4. Olha cara, eu devo desculpas a você por ter pegado pesado com o superman do hannibal. Hannibal não ta nem aí pro mugen mais, tem mais que dar continuidade ao que ele começou e creditá-lo da forma correta. Não faz sentido ninguém ficar se matando se ele não da a minima pra isso. Confesso que me passou pela cabeça usar ele também. Gosto muito do que ele fez, mesmo parecendo um pouco demais como magneto.

    É como você falou, se for código aberto não tem problema, mas o propósito do meu tutorial é ensinar você mesmo a fazer o seu, pra não ficar com essa dependência de ta sempre se apoderando do material de alguém, mesmo que contra sua vontade.

    EU comecei a ver esse cara que você falou pelo youtube, inclusive ele foi até CC e pegou uma sheet lá do forum, montou pra ele e postou no youtube. Acredite no que eu digo, esse cara se faz de besta. Ta sempre pegando um pedaço de um char ou outro.

    Logan san era da MMV, se cansou de ver o tal carpa, fazendo paleta nos seus chars em seguida esse que você falou. Quando a coisa bate no ventilador, ficam todos com vitimismo e quem leva a culpa é o maker.

    Parabéns por seu wip, desejo sucesso!!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Importante decisão oficializada

Texto reeditado. Eu escrevi demais anteriormente. Bem. Eu cheguei a conclusão, que Dark Wolverine será o último personagem público. Eu não...

Mais visitados