sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Tutorial Spriting Método simples

Sem mais delongas, vamos ao tuto.

Com esse método, já consegui mais de trinta sprites em uma única semana, claro que isso depende da complexidade do personagem que você esta fazendo e suas bases. Nesse caso eu escolhi o antigo tokusatsu ChangeDragon. Que foi um dos que eu gostaria de fazer, mas acabei escolhendo o Jaspion




Como base, escolhi o cyclops do crossover marvel vs capcom


Fase  1 - Sprites requeridos e os intens

Abaixo, eu chamo de itens, os acessórios do changedragon. Lá tem o capacete que fiz do zero, o esquema de cores e o coldre de sua arma, que tirei do sprite do antigo game do justiceiro. Escolhi dois sprites da sheet do cyclops. Com eles será formado o sprite base





Fase 2 - montagem

Aqui eu montei sua base, com o primeiro sprite usei a parte superior, com asegunda usei a inferior invertida. Você pode colocar o coldre agora ou no final, fica a seu critério.


Fase 3 - Edição de paleta

Nessa fase você vai trocar as cores do sprite e fazer alguma separação de cor se necessário. Usem as mesmas cores do esquema, se não a paleta não irá funcionar quando você programar o char e vai ter uma grande dor de cabeça pra arrumar tudo.



Fase 4 - Edição do sprite

Nessa fase você vai editar o sprite e fazer alguma separação na cor novamente se for preciso. Observem que removi a cinta que ele tinha do abdomen pro peitoral, separei a cor ou desenhei a camiseta dele e as luvas, e por fim, fiz o colarinho dele

Fase 5 - Adição de Itens.

Cada caso é um caso, mas pelo o menos nesse caso, pra finalizar a edição, basta adicionar os itens e apagar oque sobrar do antigo sprite. Agora você tem um sprite de qualidade média vamos dizer assim, que é o adequado pra criar um char com certa velocidade.


Você pode utilizar esse método, em uma animação inteira de uma só vez pra acelerar. Agora você pode criar o char de seus sonhos. Vai levar algum tempo, mas você pode trabalhar nas suas horas livres e um dia você termina. Quanto mais você praticar, mais rápido você fica. Com prática será capaz de terminar um, em questão de poucos meses.

Agora leia isso com atenção: Trabalhe sempre com 256 cores, não salve jamais como jpg, nem comverta para CMYK, você vai perder tudo se fizer isso. Muita atenção pra não jogar seu trabalho fora e boa sorte com seus projetos.





Edit 01/09/2016

Demo - Nível avançado Damian Wayne by zvitor

Galera isso é um reforço, estive no youtube do zvitor, ele fez um speedart, com o desenvolvimento do seu novo personagem. As técnicas dele, lembram oque eu tentei ensinar aqui, só que no caso dele é em nível avançado, tem de praticar bastante pra fazer assim.

Também serve de divulgação pra seu novo char em curso ;)







4 comentários:

  1. Parabéns pelo tuto beto!
    Já pensei em tentar criar o changerobo ou daileon em cima das sprites do thundermegazord ou tigrezord do jogo The fightin edition snes.
    Que seria uma boa, seria.
    fico contente tb em ver sua animação com o Jaspion e heman, na hora q a codificação fica uma dor de cabeça no jaspion vc aproveita e faz algo no heman, vc ta fazendo assim mesmo?
    Espero logo ver umal vídeo do Jaspion e outro do heman no stage do heman!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado.

    Nem sempre necessita que seja 100% fiel o design, isso é com você. De repente no caso do change robô, já que você não tem experiência, poderia fazer apenas a cabeça e colocar num desses robôs que sejam mais parecidos com ele. Primeiro é bom aprender a editar os sprites, depois que você achar que já pegou prática, você começa a tentar as animações.

    Já tem um stage do he-man bem parecido com o meu. Acho que passei o link pra você em outro post.

    ResponderExcluir
  3. Odin aqui. Ficou muito bom o tutorial. Sobre programas, qual vc indica? Photoshop mesmo ? Eu uso o GIMP, por estar acostumado.

    Sobre sprites, existem vários tipos. Exemplo, o estilo SF/MvC e o estilo KOF/SNK. Pelo que entendo, o estilo da Capcom os personagens são mais claros, tem menos sombras, e são maiores tambem. Na KOF, eles são mais definidos, menores, com mais sombras.

    Da capcom, tem essa base do Cyclops que vc disse. E tb o Guile, Magneto e o Ryu. Mas esse já ficou manjado. Pra fazer no estilo KOF, as pessoas usam muito a Kula, Athena, Kyo, Iori, etc.

    Eu falei dos estilos, pq as vezes misturar dois spritesheets um de KOF e outro de CAPCOM não combina. Pq o biotipo deles é diferente, como disse antes. Mas o exemplo que vc deu ficou legal, pq usou CAPCOM e um outro jogo antigo que tem a ver.

    Então é isso, flws.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, espero que tenha sido útil.

      Realmente, existem essas diferenças de um estilo de sprite pro outro. Nessa situação aí, eu escolhi cyclops, mas isso é só o básico, mostrei apenas a ponta do iceberg.

      Eu frisei o seguinte sobre os editores de imagens: Sugeri que a própria pessoa explorasse, até encontrar oque se adapta melhor. No meu caso, eu não me sinto confortável com outro programa que não seja photoshop. Mas o mesmo pode ser uma dor de cabeça pra outra pessoa.

      Sobre os estilos, eu já fiz vários experimentos aqui. Já pus sprites CVS com MVC. Adaptei SNK pra CVS. Sprites daqueles joguinhos de briga de rua e etc....

      Mas é o seguinte, da trabalho, você vai ter que aprender a dar resize e aumentar o tamanho dos membros do personagem, melhorar animações e etc.. até fica parecido com o outro.

      O vídeo do zvitor mostra a coisa em nível avançado. Repare que ele esta editando o sprite, recolorindo e mesclando sprites capcom, com os da SNK.

      Excluir

Postagem em destaque

Importante decisão oficializada

Texto reeditado. Eu escrevi demais anteriormente. Bem. Eu cheguei a conclusão, que Dark Wolverine será o último personagem público. Eu não...

Mais visitados